Insider trading e a banalização de práticas criminosas.

 

Mais um processo na CVM envolvendo insider trading primário que termina em pizza.

Será que a competentíssima área técnica está comendo tapioca estragada no café da manhã? Excesso de azeite de dendê no acarajé? Como pode o Colegiado (sem diversidade e dominado por “agentes externos”) votar de forma unânime pela absolvição de um conselheiro pego com a boca na botija, réu confesso no melhor estilo Tim Maia? (documentos disponíveis no link https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/2024/cvm-multa-em-r-170-mil-administradora-judicial-por-irregularidades-informacionais-da-mmx).

Notem que a acusação formulada pela SMI é acachapante: “Segundo a SMI, as informações fornecidas pela UNIPAR comprovam que o Acusado acompanhou as tratativas e tinha conhecimento de informações relativas às negociações entre a Companhia e a Compass, antes da divulgação do Fato Relevante do dia 02.06.2021, quando realizou a compra do ativo em 28.05.2021 e que, no momento da manifestação prévia, o Acusado não negou o fato.”

Abre parênteses... cada vez mais me convenço que o colegiado deve ser composto somente por funcionários de carreira do Estado (CVM, Bacen, Receita Federal, etc, etc), mas preferencialmente gente da CVM, de forma paritária, sendo a presidência ocupada alternadamente por homens e mulheres... fecha parênteses.

Pois é, a velha raposa deve achar que somos todos idiotas, que a compra de um ativo de R$ 300 milhões é irrelevante para a tomada de decisão de investimento e que os livros de finanças devem ser reescritos imediatamente.

Abraços fraternos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas