CVM sinaliza que vai ser ainda mais leniente com controladores.


Festa na associação de empresas de capital aberto para comemorar um 2024 ainda mais promissor para falcatruas societárias.

O ano termina com uma péssima novidade: o que era “oficioso” agora será oficial, já que o nosso sonolento Xerife (o ombro amigo, a mão que afaga) sinaliza que vai entregar de vez a rapadura para os tubarões do nosso mercado, deixando situações vergonhosas de conflito de interesses, como no caso da Terra Santa S.A., para serem avaliadas anos depois do fato ocorrido, normalmente uma assembleia que toma decisões para ferrar os “acionistas minorotários” (veja no link https://valor.globo.com/financas/coluna/cvm-sinaliza-dar-mais-poderes-a-acionista-controlador.ghtml).

Não é por acaso, é um projeto muito bem planejado e executado. É a teoria da “Porta giratória” aplicada no mercado de capitais, da mesma forma que é aplicada nas ANEELs e ANATÉIS desse Brasil varonil. Por aqui o tema ainda é tratado com certo receio (escrevi no jornal Valor recentemente https://pipelinevalor.globo.com/mercado/noticia/opiniao-a-mao-suave-do-regulador-porta-giratoria-conflito-de-interesses-e-a-frouxidao-nas-punicoes.ghtml), mas lá fora o que não falta é debate (outros links interessantes:    https://www.ft.com/content/9241a236-599e-11e6-9f70-badea1b336d4; https://corporateeurope.org/en/news/banking-revolving-door-rules-full-loopholes-former-finance-officials e https://www.lse.ac.uk/government/Assets/Documents/pdf/masters/2017/PSPE-Elisa-Wirsching-2016-17.pdf).

 

Como diria Chico Buarque em “Acorda amor”:

“Acorda amor
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção
Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa não reclame
Clame, chame lá, clame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
.”

Feliz 2024 a todos, apesar do Xerife,

Renato Chaves

Comentários

  1. Bom, o ladrão já foi chamado e assumiu o poder (com apoio explícito do compositor citado). Agora é tarde. Dorme, amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, o espaço do Blog é destinado à discussões sobre mercado de capitais. Conversas sobre política, religião, futebol, etc. devem ser feitas no botequim da esquina... sugiro o Bar do Adão. Um forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas