Quantos TACs sua empresa investida assinou nos últimos 5 anos?

Pesquisando os fatores de risco de empresas listadas, revelados nos respectivos formulários de referência, me espantei com a enorme quantidade de termos de ajuste de conduta que essas empresas assinam.

Sob a ótica da gestão de riscos, sempre ele, vocês acham razoável uma empresa listada, famosa petroquímica baiana que compõe o pomposo ISE - índice de sustentabilidade da B3 (que por acaso também tem empresa corruptora na sua composição - https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-de-sustentabilidade-empresarial-ise-b3-composicao-da-carteira.htm), declarar que assinou DEZ termos de ajuste de conduta, sendo 3 no âmbito de infrações ambientais e 7 na esfera trabalhista?

Isso sem falar nas multas bilionárias por práticas não republicanas, leia-se pagamento de propina, reveladas no capítulo 4 do formulário de referência que mais parece um catálogo telefônico dos anos 80 de tão extenso. Afinal, para um investidor stewardship-raiz, o que representa R$ 3,070 bilhões pagos em acordos de leniência? E ter um ex CEO preso? É a tal linha “risco assumido” da planilha-em-branco-que-aceita-qualquer-desaforo? Pagou dividendos é só tampar o nariz?

E não se trata de um caso isolado, fruto do jeitinho meigo de administrar dos “bons” empreiteiros brasileiros. Parece que a regra no Brasil é descumprir a legislação e, se for pego, empilhar os famigerados TACs sobre a mesa (para a alegria dos advogados).

Vejamos o caso da não menos famosa siderúrgica mineira da bucólica Ipatinga, igualmente componente do ISE), que declara nada menos que 16 TACs/TCs na área ambiental, 4 na área civil e 11 no âmbito da justiça do trabalho (!!!). É sustentabilidade que chama, não é?

E aí querido gestor, quantos TACs as empresas das suas carteiras assinaram nos últimos anos? Quantos milhões de reais/dólares pagaram de multas por serem pegas pagando propinas (e tome acordos de “saliência”)? E crimes ambientais? Vocês têm memória curta ou seletiva? Cegueira deliberada ou pacto pela mediocridade?

Não Renato, veja bem, a empresa mudou, contratou figurões/figuronas elegantes para o Conselho de Administração, criou a diretoria de compliance, lançou um manifesto ESG, o empreiteiro acionista controlador jurou ser fiel à bíblia de sustentabilidade da B3 e nunca mais pagar propina, bláblábláblábláblá...

A pergunta que sempre faço para os gestores de recursos: você seria sócio, na pessoa física, de um empreiteiro sabidamente corruptor, caroneiro frequente nos camburões da Polícia Federal?

Imaginem se a nossa vida cotidiana fosse infestada de TACs... O cachorrinho do 401 fez suas necessidades dentro do elevador? TAC no dono... O louco do 1001 soltou um morteiro na garagem para comemorar a vitória do seu time? TAC no abestado... E o pessoal do 901 que adora prolongar suas barulhentas festinhas até 5h da manhã? Um TAC resolve tudo, e assim a nossa vida coletiva seria um inferno, não é?

Pau que nasce torto nunca se endireita, já dizia a turma do “É o Tchan”, conterrâneos da petroquímica baiana que emoldura essa postagem.

Abraços fraternos,

Renato Chaves


Comentários

Postagens mais visitadas