Somos todos idiotas*.

 

Nem notamos que o insider trading está liberado no Brasil.

CEO que vende ações antes da divulgação de fato relevante com a revisão de números passados e projeções ruins. Ninguém sabia de tais números, somente o DRI e seu fiel estagiário (aquele com PhD em planilha eletrônica). Os demais executivos, incluindo o CEO, fazem parte do nosso time: os idiotas do mercado de capitais. Compramos ações de empresas que pagam multas altíssimas por infrações diversas (poluidoras, corruptoras e com fraudes contábeis) e não brigamos por uma reparação. Investidores idiotas. Assistimos CEOs, DRIs, etc., etc., serem flagrados em operações de insider trading e não cobramos a inabilitação desses mequetrefes pelo sonolento Xerife. Investidores idiotas.

Fato é que o colegiado da CVM ignorou uma peça de acusação robusta, formulada pela competente área técnica da Autarquia, o voto da Diretora relatora, que propôs uma modesta multa de R$ 257.420,59 (inabilitação é palavra proibida n Rua Sete de Setembro) e a própria Lei, por não considerar a gravidade do delito. A turma da porta giratória está tratando insider trading como falha de comunicação ou de diligência (https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/cvm-julga-diretor-presidente-da-embraer-s-a-por-insider-trading). No final das contas, CEO atuando como insider é novidade e a absolvição por 3x1 é um tapa na cara de todos nós, os idiotas .

Só nos resta uma esperança: que o Ministério Público cumpra o seu papel e indicie o querelado. Quem sabe uma pena de reclusão não servirá para educar o nosso mercado?

“Purificar o Subaé, mandar os malditos embora”, já nos cantava Caetano.

Abraços fraternos,

Renato Chaves

* o que demonstra falta de discernimento ou de bom senso; diz-se de ou o que é tolo ou ingênuo (dicionário Michaelis).

Comentários

Postagens mais visitadas