Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

18 de junho de 2021

Retrocessos na governança corporativa não param.

 

Todo semana uma novidade tenebrosa.


É voto plural (Medida Provisória 1040), profusão de “chapa única” para eleição de conselheiros “aceitáveis” (como ficam os seguidores de códigos de stewardship? Leia mais sobre o tema no site da Amec em https://amecbrasil.org.br/stewardship/sobre-stewardship/), compra de nome do dono que não muda nada, só transfere riqueza para controlador, além de operação com empresa controlada que depois é incorporada, tudo para ferrar minoritário pela transferência do caixa para a empresa mãe: um voo de cruzeiro a 10.000 pés de altitude, sem que o regulador questione absolutamente nada.


E acreditem, em pleno século 21 tem empresa “grande”, listada no Ibovespa, que ainda adota acordo de acionistas com vinculação de voto para conselheiros. Notem que não estamos falando de empresas privatizadas nos anos 2000; tem gente que acabou de listar ações... Será que pau que nasce torto nunca se endireita?


·        Ambev

·        Banco Inter

·        Braskem

·        BTG

·        CCR

·        Cielo

·        Ecorodovias

·        Hapvida

·        Itausa

·        Itaubanco

·        Klabin

·        Locaweb

·        Lojas Americanas

·        Minerva

·        Multiplan

·        Raia Drogasil

·        Sabesp

·        Santander

·        Taesa

·        Usiminas


Nota: essa lista foi elaborada por um amigo que pede anonimato – toda contribuição é bem-vinda !!!


Abraços fraternos,

Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.