Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

14 de agosto de 2020

Advocacia criativa para driblar as leis.

 

A operação bombástica da semana nos revela a infindável criatividade dos advogados que atuam no nosso mercado de capitais. 

Criatividade levada ao extremo para tangenciar leis, permitindo que acionistas controladores/fundadores capturem o prêmio de controle "por fora". Uma pedalada aro 29.

Aos demais acionistas só resta "entubar" a operação, pois a faca no pescoço veio na forma de multa, caso a AGE desaprove (lei mais na matéria do jornal Valor de hoje - https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/08/14/mercado-questiona-acordo-de-stone-com-fundadores-da-linx.ghtml).

Para piorar a situação existem fortes suspeitas de insider trading "a la banco suíço", ou seja, banco de investimento que assessorou a operação fazendo estripulia.

Nada que um terminho de compromisso de R$ 19,2 milhões não resolva. (recordar o ano de 2009 é viver).

Abraços fraternos,

Renato Chaves

 

P.S: aproveito a postagem antecipada para homenagear os bravos estagiários pelo seu dia - 18 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.