Demonstrações financeiras: atenção para os PAAs.


Você, querido leitor que é conselheiro fiscal ou de administração, discutiu demoradamente com os auditores independentes os principais assuntos de auditoria (PAAs) na empresa onde atua?

Considerando que “a explícita inclusão ou não dos resultados de cada PAA no relatório de auditoria é uma questão de julgamento do auditor e, no primeiro ano de adoção, observou-se que os relatórios emitidos não apresentaram uniformidade no que se refere a inclusão ou não de tal informação”, conforme descrito na Circular 07/17 – DN do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (disponível em http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detDocumento.php?cod=110), o assunto merece atenção redobrada dos conselheiros.

Mas na empresa onde atuo só fazemos uma reunião por ano com auditores !!! Desculpas não colam na 7 de Setembro, sendo o ideal fazer pelo menos 3 reuniões: uma no início do período, para “alinhamento” de expectativas (o que os conselheiros entendem como pontos “sensíveis”?), outra reunião no meio do período (ainda dá para corrigir o rumo...) e uma reunião conclusiva no final, antes do encaminhamento das DFs para a assembleia.

Nunca é demais lembrar que a auditoria externa presta serviços para a companhia, e não para os executivos. Compete aos conselhos, de administração e fiscal, questionar e avaliar continuamente o trabalho dos auditores.

Nada de filtros. Aliás, filtro só para coar café (odeio café em cápsulas poluidoras).

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas