Massageando o ego... Quem paga a conta?


Enquanto batucava o teclado para transmitir minhas impressões sobre a safra de assembleias fui surpreendido por um anúncio no jornal Valor da última 6ª feira que me fez apertar a tecla “Pause”, respirar fundo três vezes e mudar o rumo da prosa: anúncios de página dupla, com fotos enormes de conselheiros e CEOs, trazem algum benefício para as Cias? Ou é só promoção pessoal, massagem em egos pra lá de inflados?

Primeiro veio uma rica empresa do setor de alimentos que publicou vários anúncios com fotos de página inteira de ilustres conselheiros/diretores em jornal de circulação nacional... e os investidores não falaram nada.

Agora vem outra grande empresa e resolve homenagear o CEO que está saindo (mandato até o dia 30/4). Anúncio igualmente vistoso, assinado pelo Conselho de Administração e funcionários, com palavras bonitas – essência estrategista, poder visionário, generosidade – e uma foto que chega a ofuscar importantes notícias na mesma página, uma sobre a troca de comando no Itaú e outra, imperdível, sobre conflito de interesses de gestores. No rodapé da página uma nota inacreditável sobre a atuação da CVM na suspensão de empresa de serviços de análise de valores mobiliários com base em astrologia !!!

Se o referido anúncio, praticamente um outdoor, foi pago pelos signatários “Conselho de Administração e funcionários”, está tudo bem, estamos diante somente de uma simples homenagem. Mas se o pagamento saiu do bolso dos acionistas estamos diante de um baita escândalo... Executivos, aqui e lá fora, recebem (e exigem) reconhecimento na forma de remuneração. E já que falei do “dinheiro que sai do bolso dos acionistas” convém conferir o mapa final de votação da assembleia de abril: nada menos que 29,5% dos votantes REJEITARAM a proposta de verba global desses Administradores, um forte recado dos investidores.

Nada contra a vaidade dos outros (bonito relógio Fernandinho), mas se a moda pegar, os dividendos vão minguar... Fico imaginando o que diria a brilhante colunista Lucy Kellaway, ferrenha crítica da postura de CEOs mundo afora, que tem sua coluna “Banda executiva” publicada semanalmente do jornal Valor.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas