Remuneração de administradores: ação entre amigos?


Empresas protegidas por medida judicial para esconder informações continuam aprovando, com votos dos controladores, pacotes de remuneração pra lá de benevolentes. Parece confraria, onde minoritários só são chamados para pagar parte da “conta”.

Benefício pós emprego para conselheiro? Como assim? O Código Brasileiro de Governança não apregoa que a remuneração de conselheiros deve guardar relação direta com a dedicação de tempo? Mas vale dedicação passada e em outra função? Jeitinho brasileiro para os “amigos da antiga”, é tudo “brother” como dizem nas redes do Posto 5? Pós emprego ad eternum para a turma que quebra a tábua atuarial, “geração Oscar Niemeyer”? E o conselheiro que não foi executivo da famosa instituição financeira, ganha menos? Todos ligados ao controlador? Entendi... Assunto para a CVM analisar com carinho, porque não basta batucar no teclado, tem que exercer a condição de acionista..... E assim o fiz.

Provocação: os grandes investidores não brigam por terem que conviver com o braço de investimentos da turma da cidade do todo poderoso? Cadê o Código Stewardship?

Eu sei que você sabe, que eu sei que você sabe, que é difícil de dizer (viva a querida Marisa Monte): o concorrente que patrocina torneio de tênis em Miami tem uma estrutura diretiva mais enxuta, bem mais barata (R$ 290 milhões x R$ 500 milhões)...
.
O que dizer da empresa de telefonia em recuperação judicial que aumentou a remuneração de seus executivos em 89%, segundo publicado pelo jornal Valor no dia 17/3? Será consequência de prêmios pagos nos pacotes de entrada/saída pela alta rotatividade nas cadeiras? Ou será uma relação direta com o risco da Cia? Acreditem, tem até ex CEO na lista de devedores e com ação da Justiça do Trabalho !!!

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas