Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

3 de setembro de 2016

Evolução dos segmentos especiais de listagem: a hora da verdade.

Vai chegando o prazo para o encaminhamento de comentários à proposta da BM&FBovespa (até 09/set em novomercado@bvmf.com.br) para evolução dos segmentos diferenciados de listagem e as posições antagônicas ficam cada vez mais claras.

Temas polêmicos como free float, percentual de independentes nos conselhos de administração, aquisição de participação relevante e a divulgação de remuneração (sem o uso da famigerada liminar que afronta a CVM) colocam em campos contrários entidades do mercado.

De um lado a ABRASCA, contrária às mudanças, como se pode concluir dos pronunciamentos de seus representantes (Revista RI de agosto/16 e artigo no jornal Valor de 03/08/16 – Delírio Regulatório): classifica o princípio “uma ação um voto” como sendo algo isolado, que não encontra acolhida em mercados desenvolvidos como o norte-americano e o inglês, além de questionar o aumento do percentual de conselheiros “independentes”. Prêmio de 100% para PNs em casos de alienação de controle? Nem pensar !!!

Do outro lado, as entidades que veem uma oportunidade de aprimoramento das regras, trazendo mais segurança para os investidores: AMEC, IBGC e APIMEC, entre outras.

Parece fácil escolher entre a evolução e o atraso.

A hora é essa: que venham as mudanças.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.