Abril está chegando: hora de votar contra quem esconde informação (lista das maiores empresas).

Tudo bem, quem recomenda voto é gente grande, como a ISS (Institutional Shareholder Services Inc.) e a Glass Lewis, mas aqui vai a minha humilde contribuição.

As empresas abaixo listadas não merecem ter suas propostas de verba global aprovadas nas AGOs, pois elas afrontam a CVM se negando a divulgar as informações requeridas no item 13.11 do Formulário de Referência (remunerações mínima, média e máxima dos Administradores).

E fazem isso de forma covarde, por intermédio de um instituto que nunca ouviu falar de Governança Corporativa. E com que interesses? No mercado se ouve muito falar de medo do Fisco e, principalmente, de ex-esposas malvadas (em tempo: no Brasil são raros os casos de CEOs do sexo feminino, infelizmente – sabemos que existem ex-maridos cafajestes de montão).

Mas quem fica na sombra de cinzas vulcânicas são os investidores, impedidos de avaliar se os pacotes de remuneração são justos, incluindo a distribuição entre executivos. Sabemos que tem muito CEO que abocanha quase toda a verba global. Uma vergonha !!!

Eis a lista (construída com base nas informações divulgadas no Anuário de Governança Corporativa das Companhias Abertas 2014 da Revista Capital Aberto):

    1.   ALL
    2.   B2W Digital
    3.   Bradesco
    4.   Bradespar
    5.   Braskem
    6.   Brookfield
    7.   CCR
    8.   Cielo
    9.   Cosan
   10. CPFL Energia
   11. CSN
   12. Duratex
   13. Embraer
   14. Even
   15. Eztec
   16. Fibria
   17. Gerdau
   18. Gol
   19. Iguatemi
   20. IMC
   21. Itausa
   22. Itaú Unibanco
   23. Kroton
   24. Lojas Americanas
   25. Minerva
   26. Multiplus
   27. Oi
   28. Pão de Açúcar
   29. Santander Brasil
   30. Suzano
   31. Telefônica Brasil
   32. Tim
   33. Vale

Pensem bem antes de votar....

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas