Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

2 de agosto de 2014

Empresas devem patrocinar o IBGC? Onde mora o constrangimento?

Mal termino de escrever a postagem da semana passada e recebo em casa o boletim IBGC em Foco de junho/julho/agosto. E não é que coincidentemente uma das matérias abordava especificamente o tema “remuneração de administradores”..... Sopa no mel, pensei com meus botões.

Ledo engano. A abordagem, com foco na nova edição da pesquisa sobre o tema, não menciona nem de longe a questão da falta de transparência das poucas empresas de capital aberto que se escondem com a ajuda da malfadada liminar.

Mas afinal, qual a razão de tamanho constrangimento, que leva o nosso Instituto a simplesmente ignorar um atentado contra a transparência e o nosso regulador?

Questão financeira já vimos que não é.... Contribuições conceituais também passam longe dos associados mantenedores, pois a participação de representantes oficiais dessas empresas nos comitês é coisa rara.

É importante notar que mais da metade das empresas mantenedoras do IBGC atropela a Instrução CVM 480.

O mais engraçado nessa história é que o mau exemplo de uma empresa termina contaminando as demais. Explicando: um analista me confidenciou que uma certa instituição financeira, que tem sede na cidade do Todo Poderoso e que respeitava a ICVM 480, deixou de faze-lo porque o principal concorrente privado, também conhecido como iCh@to, usava a liminar escroque.

Agora as coisas começaram a clarear: tem gente grande e famosa incomodada. Simples assim, como asas que são feitas para voar, interruptores para acender lâmpadas e pneus para rodar em estradas.

Para jogar um pouco de brasa nessa conversa vou calcular e divulgar a remuneração média dos conselheiros de administração das 30 empresas inimigas da transparência (lista postada no dia 14/7), com base nas informações disponíveis. Acho que não vai agradar....

Nunca é demais lembrar que o IBGC nasceu da união de conselheiros.

Lugar de empresa é na ABRASCA !!!

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.