Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

1 de fevereiro de 2014

Crimes financeiros: o cerco está apertando.



A regulação aperta sempre depois do “leite derramado”. É sempre assim.

A velocidade pode não agradar, mas o projeto de reforma do Código Penal está andando e cria uma seção inteira dedicada aos chamados crimes financeiros, como gestão fraudulenta de instituições financeiras, evasão de divisas, informação privilegiada (negociação indevida) e manipulação do mercado (jornal Valor de 23/12 – Projeto pune crime financeiro com mais rigor).

Junte-se a isso o Projeto de Lei do Deputado Federal Chico Alencar (PL nº 1851/2011), que proíbe o uso de termos de compromisso para infrações graves no mercado de capitais, e o judiciário terá que criar um pavilhão especial na Papuda.

Vamos ver se a legislação funcionará para banqueiro poderoso.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.