Limite de remuneração para CEO? Se a moda pega vai ter fila no Eisntein....

A Suíça bem que tentou, mas o pragmatismo falou mais alto.... Já pensou perder filiais de grandes instituições financeiras que usam o bucólico país como lavanderia?

A tentativa de limitar a remuneração dos executivos a 12 vezes o maior salário em relação ao menor, exposta na reportagem de 25/11/2013 do jornal Valor (Suíça rejeita limitar salário de executivos), foi rejeitada em plebiscito por 65% dos votantes.

E se fosse no Brasil? Utilizando as informações do excelente Anuário de Governança Corporativa da Revista Capital Aberto (que engloba as 100 empresas de capital de aberto mais líquidas – link no final do Blog) fiz uma conta simples, usando como salário médio (não usei mínimo !!!) o valor de R$ 3 mil, com 16 salários (13 + 3 de remuneração variável ou R$ 48 mil/ano). O resultado é estarrecedor:

·         Excluídas as 30 empresas que escondem informações (lembram da lista negra publicada na postagem de 18/10/2013?), nada menos que 21 empresas estariam com uma relação superior a 100 vezes !!

·         Algumas chegariam ao número absurdo de mais de 200 e até 300 vezes, como a empresa das loiras geladas (327), uma certa bolsa de valores (231), uma outra incorporadora que tem nome que parece ingrediente de salada do Cafeína (240) e uma que negocia planos de saúde (ou algo parecido com isso) com 390.

Mas como por aqui o investidor é cego a farra continua indefinidamente....

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas