Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

23 de junho de 2013

A farra dos bônus: e de onde não se espera nada pode vir algo interessante...

Londres é a antítese perfeita da Cidade Maravilhosa: cidade sombria, chuvosa, calor humano compatível com a temperatura média da cidade. Um horror. Ok, tenho traumas por ficar preso no metrô durante os ataques terroristas de 2005, quando acontecia o ICGN, mas o fato é que a cidade e seus habitantes não são simpáticos.

Mas não é que vem de lá uma proposta interessante: bloquear o pagamento de bônus por 10 anos (publicado no jornal Valor "
Bônus de bancos podem ser retidos por dez anos"). A proposta só atingiria os dirigentes de bancos, os escroques que manipularam a Libor, mas já é um começo.

E por aqui a farra continua: é bônus de contratação, bônus de retenção e bônus de saída, além dos bônus regulares por resultados anuais. Uma vergonha, considerando que não existe contrapartida nos resultados da Cia e dividendos para os pobres investidores. Será que uma passeata na Av. Paulista fará o mercado acordar?

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.