Inovação em assembleias: a sala de bate papo para os investidores.

O mês de abril está chegando e ainda dá tempo de pensar em inovar. É certo que não existe qualquer obrigação de oferecer ferramenta na WEB que permita aos investidores apresentarem dúvidas sobre os documentos de uma assembleia, mas o fato é que o Formulário de Referência simbolicamente estimulou esse tipo de postura positiva das companhias, ao questionar se a empresa mantem “fóruns e páginas na rede mundial de computadores destinados a receber e compartilhar comentários dos acionistas sobre as pautas das assembleias” (item 12.2 do Formulário).
E mais. Imaginando que nenhuma empresa no Brasil adote essa postura vanguardista, nada impede que um investidor crie a seu próprio site para compartilhar dúvidas, ainda que não obtenha as respostas “oficiais”. Mas o ideal mesmo é que a Cia. seja a patrocinadora da iniciativa, como uma moderna ferramenta de relações com investidores, compartilhando os questionamentos e as respectivas respostas.
E qual o ganho para a empresa? Em 1º lugar a iniciativa desafoga a área de relações com investidores: a resposta a um questionamento pode esclarecer muitos outros investidores, evitando-se assim a elaboração de inúmeras respostas individuais. A dúvida do nosso queridoinvestidor José da Silva, de Crateús, pode ser a mesma dúvida do acionista John Smith, torcedor do alvinegro Newcastle e acionista de inúmeras empresas brasileiras.... Além disso, ao compartilhar perguntas e respostas, a Cia. dinamiza a assembleia, pois os investidores chegarão ao encontro mais esclarecidos, aptos a votar sem debates acalorados e intermináveis. Por fim, a ferramenta reduz substancialmente a assimetria de informações.
Custos/complexidade? A ferramenta conhecida como “chat” é extremamente barata (existem até versões gratuitas) e de fácil operacionalização pela área de RI, que ficaria encarregada de moderar os debates, estabelecendo um ponto de corte para funcionamento da página – encerramento 2 dias antes da assembleia, por exemplo.
Abraços e uma boa semana para todos,
Renato Chaves

Comentários

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas