Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço independente (sem patrocínios ou monetização digital) pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

3 de março de 2012

Inovação em assembleias: a sala de bate papo para os investidores.

O mês de abril está chegando e ainda dá tempo de pensar em inovar. É certo que não existe qualquer obrigação de oferecer ferramenta na WEB que permita aos investidores apresentarem dúvidas sobre os documentos de uma assembleia, mas o fato é que o Formulário de Referência simbolicamente estimulou esse tipo de postura positiva das companhias, ao questionar se a empresa mantem “fóruns e páginas na rede mundial de computadores destinados a receber e compartilhar comentários dos acionistas sobre as pautas das assembleias” (item 12.2 do Formulário).
E mais. Imaginando que nenhuma empresa no Brasil adote essa postura vanguardista, nada impede que um investidor crie a seu próprio site para compartilhar dúvidas, ainda que não obtenha as respostas “oficiais”. Mas o ideal mesmo é que a Cia. seja a patrocinadora da iniciativa, como uma moderna ferramenta de relações com investidores, compartilhando os questionamentos e as respectivas respostas.
E qual o ganho para a empresa? Em 1º lugar a iniciativa desafoga a área de relações com investidores: a resposta a um questionamento pode esclarecer muitos outros investidores, evitando-se assim a elaboração de inúmeras respostas individuais. A dúvida do nosso queridoinvestidor José da Silva, de Crateús, pode ser a mesma dúvida do acionista John Smith, torcedor do alvinegro Newcastle e acionista de inúmeras empresas brasileiras.... Além disso, ao compartilhar perguntas e respostas, a Cia. dinamiza a assembleia, pois os investidores chegarão ao encontro mais esclarecidos, aptos a votar sem debates acalorados e intermináveis. Por fim, a ferramenta reduz substancialmente a assimetria de informações.
Custos/complexidade? A ferramenta conhecida como “chat” é extremamente barata (existem até versões gratuitas) e de fácil operacionalização pela área de RI, que ficaria encarregada de moderar os debates, estabelecendo um ponto de corte para funcionamento da página – encerramento 2 dias antes da assembleia, por exemplo.
Abraços e uma boa semana para todos,
Renato Chaves

Um comentário:

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.