Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

9 de fevereiro de 2018

Demonstrações financeiras na avenida: estudo do Ibracon sobre PAAs serve como um “esquenta” para a temporada de assembleias.


Chegou o carnaval, tempo de brincar, descansar e .... ler demonstrações financeiras !!! Sim, tem empresa marcando assembleia para o dia 12 de março, ou seja, as DFs serão publicadas na semana da folia.

Abre aspas: mesmo com a evolução dos manuais de assembleia e DFs disponíveis na grande rede, a grande imprensa vai continuar faturando alto, às custas dos acionistas, para publicar DFs com letra Arial 6... nem depois da visita anual ao oftalmologista eu consigo ler !!! 

Vai virar tapete para cacaca de cachorro. Fecha aspas.
Querido leitor que é conselheiro fiscal ou de administração, você sabe quais foram os principais assuntos de auditoria (PAAs) mais comuns nas DFs de 2016?

Como era de se esperar o campeão dos campeões foi o Valor Recuperável de Ativos Não Financeiros (“Impairment”), assunto abordado em 32% dos relatórios de auditoria. Faz sentido, por ser um tema complexo que envolve premissas e cálculos com considerável nível de julgamento.

Ficou curioso, quer saber mais? Visite o estudo do Ibracon, de junho/17, que analisou as DFs de 546 empresas listadas. Mais completo impossível !!! Aproveite o intervalo entre um bloco de rua e o desfile na Sapucaí: o endereço é http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detDocumento.php?cod=100

Abraços a todos,
Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.