Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

11 de março de 2017

Ativismo: e tudo começou em 1609.


O amigo e ilustre botafoguense Fernando Carneiro nos presenteia em seu livro “Sociedade Anônima”, lançado recentemente pela Editora Baraúna (pg. 279), com uma passagem histórica que serve para calar aqueles que criticam a postura de investidores ativistas. Confesso que não conhecia.

Diz o protesto formal do acionista Isaac LeMarie para a Cia das Índias Holandesas:

“Devemos considerar o descontentamento e subsequente protesto que emanará do público e de acionistas. Eles estão, neste exato momento, completamente insatisfeitos com uma administração autoritária, e pelo uso indevido dos recursos da companhia por parte de diretores que agem como se estivessem acima de tudo. Que fazem de tudo sem a ninguém consultar. E que abusam do estatuto da companhia...”

Valeu Issac. Como diria certo cientista, tudo não passa de ação e reação. Mais atual do que best seller na banquinha de promoções da livraria do shopping Rio Sul, né Jorginho?

Não gosta de reclamação, então seja transparente e respeite o acionista.

Recentemente testei 28 empresas com uma consulta. Só 3 responderam, burocraticamente diga-se de passagem. Resultado: reclamação para a CVM, diante de fortes indícios de conflito de interesses em decisões sensíveis.

Agora é assim, ativismo até na leitura dos Formulários de Referência... 2017 promete.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.