Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

2 de novembro de 2013

Remuneração variável agressiva, loucuras para fazer EBITDA e os fiscais do ISS...

Das empresas que mencionei na última postagem, aquelas que abrigam as versões tupiniquins de Jack Welch e Warren Buffett, a parte variável representa de 69 a 80% da remuneração total das diretorias !!! (segundo dados coletados no excelente Anuário de Governança Corporativa das Companhias Abertas 2013 da Revista Capital Aberto)

Atrevo-me a dizer que é incentivo demais. Dessa forma a tendência é ser arrojado para garantir alguns milhões na curta passagem pelas empresas, na linha “farinha pouca meu pirão primeiro”.

E não é de se estranhar que uma empresa de capital aberto seja alimentadora do “ISSduto” revelado pela imprensa. Tudo feito por SPEs (sociedades de propósito específico controladas pela incorporadora corruptora), ou seja, com cortina de fumaça para encobrir o desvio.

Outras virão: é uma questão de tempo.

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.