Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

29 de novembro de 2013

Limite de remuneração para CEO? Se a moda pega vai ter fila no Eisntein....

A Suíça bem que tentou, mas o pragmatismo falou mais alto.... Já pensou perder filiais de grandes instituições financeiras que usam o bucólico país como lavanderia?

A tentativa de limitar a remuneração dos executivos a 12 vezes o maior salário em relação ao menor, exposta na reportagem de 25/11/2013 do jornal Valor (Suíça rejeita limitar salário de executivos), foi rejeitada em plebiscito por 65% dos votantes.

E se fosse no Brasil? Utilizando as informações do excelente Anuário de Governança Corporativa da Revista Capital Aberto (que engloba as 100 empresas de capital de aberto mais líquidas – link no final do Blog) fiz uma conta simples, usando como salário médio (não usei mínimo !!!) o valor de R$ 3 mil, com 16 salários (13 + 3 de remuneração variável ou R$ 48 mil/ano). O resultado é estarrecedor:

·         Excluídas as 30 empresas que escondem informações (lembram da lista negra publicada na postagem de 18/10/2013?), nada menos que 21 empresas estariam com uma relação superior a 100 vezes !!

·         Algumas chegariam ao número absurdo de mais de 200 e até 300 vezes, como a empresa das loiras geladas (327), uma certa bolsa de valores (231), uma outra incorporadora que tem nome que parece ingrediente de salada do Cafeína (240) e uma que negocia planos de saúde (ou algo parecido com isso) com 390.

Mas como por aqui o investidor é cego a farra continua indefinidamente....

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.