Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

21 de outubro de 2012

Os acionistas de empresas “sem dono” são mais benevolentes na remuneração dos Administradores?

Parece que sim. Uma rápida comparação entre as duas maiores empresas brasileiras do ramo de alimentos, internacionalizadas e com faturamento anual acima de R$ 20 bilhões, nos revela os seguintes números:


Empresa A
Empresa B
Receita Bruta
$ 61,7 BI
$ 25,7 BI
Remuneração global na AGO
$ 8,625 MM
$ 30 MM
Maior remuneração na Diretoria
$ 2,067 MM
$ 4,167 MM
Remuneração média na Diretoria
$ 1,077 MM
$ 2,455 MM

       
Ainda que a remuneração global possa ser influenciada pelo número de diretores estatutários (9,67 na empresa “sem dono” x 4 na empresa com controlador), parece que os acionistas da empresa “sem dono” são mais bonzinhos na hora de votar a remuneração global em AGO. Ou será que não estão nem aí para o assunto?
Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Um comentário:

  1. Antônio Guedes22/10/2012 12:06

    Renato,
    Eu arrisco na opção: "não estão nem aí para o assunto."

    Abraço
    Antônio Guedes

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.