Secretaria do conselho de administração e portal de governança: nota 10 em evolução e harmonia.

Quem já foi presidente de um conselho de administração numeroso, daqueles com 7 membros ou mais, ou de uma empresa complexa, daquelas com inúmeras diretorias e operações espalhadas mundo afora, sabe da importância de uma secretaria do conselho e de um portal de governança.
No caso da secretaria do conselho, esse profissional atua como um verdadeiro guardião dos regimentos internos, estatutos e acordos de acionistas, realiza um acompanhamento rigoroso das deliberações tomadas e ainda garante a qualidade dos materiais que são encaminhados para os conselheiros.
Já a criação de um portal de governança decreta o fim daqueles e-mails “pesados”, com arquivos de 5Mb que não abrem, e dos cadernos com 782 slides coloridos, um verdadeiro atentado ao meio ambiente. E já tem empresa oferecendo o acesso ao portal por tablets, permitindo assim que os conselheiros interajam e troquem comentários, uma espécie de “ensaio geral” para a reunião do CAdm. A prática demonstra que dúvidas surgidas durante a leitura do material, quando esclarecidas antes do encontro pela Administração, dinamizam sobremaneira a reunião do Conselho.
Mas isso só é possível quando existe uma padronização do material, facilitando não só a vida dos conselheiros, mas também dos executivos.
Quem quiser se aprofundar no tema basta conferir o Guia de Orientação para Implementação de Portal de Governança e, quem sabe, se candidatar a participar da Comissão de Secretaria de Governança do IBGC.
Abraços a todos e uma boa semana, com muito samba no pé (para quem gosta),
Renato Chaves

Comentários

  1. Caro Renato,

    Se o Portal é da GOVERNANÇA, porque a Secretaria é do CONSELHO ?
    Bom o seu artigo sobre os temas acima que são realmente importantes para o bom funcionamento do Conselho de Administração, como principal Agente da Governança, mas também para todo o Sistema da Governança Corporativa , incluindo os Comitês de Apoio , o Conselho Fiscal, os demais Órgãos de Controle- Auditoria Interna e Externa- e a Diretoria executiva .
    Isto tudo para explicar a pergunta que iniciou meu comentário.
    Só para contribuir, a Secretaria , hoje, é da Governança e não só do Conselho de Administração.

    Espero ter contribuído,

    um abraço,

    Nelson Raso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nelson,
      Muito oportuno o seu comentário. Acompanhei de perto vários processos de criação de portais e secretarias e o fato é que tanto os portais como as secretarias foram criadas originalmente para suportar as atividades dos conselhos de administração. Felizmente a realidade está mudando e hoje essas “ferramentas” servem a todos os conselhos e comitês. Mas o nome "secretaria do conselho" ficou. Talvez o ideal fosse adotarmos o nome “secretaria de governança”.
      Agradeço o seu comentário.
      Um abraço,
      Renato Chaves

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas