Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

20 de fevereiro de 2012

Secretaria do conselho de administração e portal de governança: nota 10 em evolução e harmonia.

Quem já foi presidente de um conselho de administração numeroso, daqueles com 7 membros ou mais, ou de uma empresa complexa, daquelas com inúmeras diretorias e operações espalhadas mundo afora, sabe da importância de uma secretaria do conselho e de um portal de governança.
No caso da secretaria do conselho, esse profissional atua como um verdadeiro guardião dos regimentos internos, estatutos e acordos de acionistas, realiza um acompanhamento rigoroso das deliberações tomadas e ainda garante a qualidade dos materiais que são encaminhados para os conselheiros.
Já a criação de um portal de governança decreta o fim daqueles e-mails “pesados”, com arquivos de 5Mb que não abrem, e dos cadernos com 782 slides coloridos, um verdadeiro atentado ao meio ambiente. E já tem empresa oferecendo o acesso ao portal por tablets, permitindo assim que os conselheiros interajam e troquem comentários, uma espécie de “ensaio geral” para a reunião do CAdm. A prática demonstra que dúvidas surgidas durante a leitura do material, quando esclarecidas antes do encontro pela Administração, dinamizam sobremaneira a reunião do Conselho.
Mas isso só é possível quando existe uma padronização do material, facilitando não só a vida dos conselheiros, mas também dos executivos.
Quem quiser se aprofundar no tema basta conferir o Guia de Orientação para Implementação de Portal de Governança e, quem sabe, se candidatar a participar da Comissão de Secretaria de Governança do IBGC.
Abraços a todos e uma boa semana, com muito samba no pé (para quem gosta),
Renato Chaves

2 comentários:

  1. Caro Renato,

    Se o Portal é da GOVERNANÇA, porque a Secretaria é do CONSELHO ?
    Bom o seu artigo sobre os temas acima que são realmente importantes para o bom funcionamento do Conselho de Administração, como principal Agente da Governança, mas também para todo o Sistema da Governança Corporativa , incluindo os Comitês de Apoio , o Conselho Fiscal, os demais Órgãos de Controle- Auditoria Interna e Externa- e a Diretoria executiva .
    Isto tudo para explicar a pergunta que iniciou meu comentário.
    Só para contribuir, a Secretaria , hoje, é da Governança e não só do Conselho de Administração.

    Espero ter contribuído,

    um abraço,

    Nelson Raso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nelson,
      Muito oportuno o seu comentário. Acompanhei de perto vários processos de criação de portais e secretarias e o fato é que tanto os portais como as secretarias foram criadas originalmente para suportar as atividades dos conselhos de administração. Felizmente a realidade está mudando e hoje essas “ferramentas” servem a todos os conselhos e comitês. Mas o nome "secretaria do conselho" ficou. Talvez o ideal fosse adotarmos o nome “secretaria de governança”.
      Agradeço o seu comentário.
      Um abraço,
      Renato Chaves

      Excluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.