Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

12 de maio de 2018

Bônus para executivos: desalinhamento total.



Não é um sentimento, opinião, coisa de ativista de governança, mas algo comprovado por estudo realizado pela consultoria PwC, em parceria com a renomada Escola de Administração de Empresas da FGV de São Paulo (EAESP-FGV).


“O alinhamento de interesses com os acionistas está muito distante”, afirma o professor Oscar Malvessi em reportagem publicada no jornal Valor do dia 3/5 (em http://www.valor.com.br/empresas/5498487/estudo-revela-distancia-entre-bonus-e-retorno).

Junte-se a essa leitura a falta de compromisso com a transparência de metade das empresas listadas... Sim, metade das empresas listadas esconde informação de forma dissimulada, usando covardemente terceiros para enfrentar a CVM (o tal Instituto), como nos revela o jornalista Fernando Torres no mesmo jornal Valor do dia 2/5 (em http://www.valor.com.br/empresas/5495369/metade-de-empresas-da-bolsa-nao-revela-salarios-e-bonus).

Fica claro que os executivos escondem informação sobre remuneração não por medo da violência das ruas, mas sim pelo receio de serem desmascarados, afinal a remuneração está desalinhada com resultados. Daí o desprezo pelas assembleias de acionistas. Simples assim. Deveriam ter envergonha de falar em boas práticas de governança corporativa.

Acreditem, existe empresa que reajusta mensalmente a remuneração de diretores pelo IGP-DI !!!! Já imaginaram se a moda pega?

Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.