Cadê os investidores diligentes?


Escândalo seguido de escândalo em empresas listadas e a apatia dos investidores, especialmente os institucionais, chega a comover a orgulhosa torcida do Íbis, o famoso time de Recife.

Não obstante a até então mal sucedida tentativa feita pelo nosso querido banco de desenvolvimento de rifar os irmãos boi-magro, fica a dúvida onde se escondem os investidores da grande petroquímica e da empresa de aviões. Por que não tentam responsabilizar os executivos que adotaram a corrupção como padrão de negócios? Acreditam que os milhões para corrupção saíram dos cofres das empresas por ordem de gerentes de 5º escalão? E o ex presidente do banco estatal que teve a oportunidade de sujar o nome de três empresas listadas em tão pouco tempo como Administrador de S.A. (Guinness Book nele !!!)? Não será inabilitado pela CVM?

Vale lembrar que a abertura de um processo na esfera administrativa não tem custo para o demandante. Existindo um indício de desvio de conduta/mal feito/prática não republicana/abuso de controle por parte de Administradores/acionistas controladores, qualquer cidadão pode solicitar que a Autarquia apure eventuais responsabilidades. Sem a necessidade de contratação de advogados, bastando fundamentar bem o pedido de apuração. Tudo on line no link www.cvm.gov.br, fácil, extremamente fácil.

Pausa para reflexão.... Faço esta postagem direto do 18º Congresso do IBGC, que terá como tema “Governança Consciente: quando as regras não bastam”.

Uma excelente oportunidade para botar mais lenha na fogueira, já que terei a honra de participar como debatedor no painel “Implantação consciente das novas regras: Novo Mercado, Código Brasileiro e Stewardship Code", juntamente com representantes da CVM, Abrasca, BID e AMEC.... Polêmica garantida.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas