Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

28 de janeiro de 2017

Revisão da CVM 480: prazo prorrogado.


Agora não tem desculpa: o prazo foi alterado para 20/2.

Tem que participar, depois não adianta reclamar (mais detalhes em http://www.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2016/sdm1016.html). 
     
Todo agente de mercado tem a obrigação de encaminhar comentários/sugestões, incluindo os investidores institucionais que se fingem de mortos (Stewardship neles !!!). Criticar depois é agir como morador de condomínio que não aparece na assembleia, mas depois reclama do valor do condomínio, do quadro na parede da portaria ou do chinelo do faxineiro.

E os conselhos de administração? Estão acompanhando o debate? Deliberam a matéria ou deixaram esse assunto “chato” para o CEO e a área de RI? Ou vamos nos deliciar com as sugestões “progressistas” da associação de empresas listadas?

Na figura de investidor/ativista vou sugerir a retirada do item 12.2.j da Minuta, pois a divulgação da lista de acionistas é motivo de discussão intensa e somente divulgar uma “política” para justificar eventuais maldades não resolve a questão, além da inclusão de informações sobre diversidade (percentual de mulheres e negros em cargos gerenciais), remuneração (divulgação de indicador “maior remuneração x remuneração média dos empregados”) e a destinação de recursos para institutos sociais (viram o bafafá na Coreia do Sul e na Lava Jato?).

Pois é amigos, quem tem fascite plantar sabe o tênis que compra.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.