2016: ano de muitas batalhas.

Eita ano conturbado como esse só... E triste, muito triste.
No mundo da governança os velhos problemas de sempre, com operações “dentro da lei” capazes de envergonhar Dick Vigarista e seu rabugento parceiro Muttley. Deve ter gente “do mal” murmurando “como eu não pensei nisso antes?”.

Mas temos novos alentos, como a chegada do novo diretor da CVM que defende a sobreposição de multas com inabilitação, conforme publicado no “Seletas” da Revista Capital Aberto em 25/11/2016. Espero que tal visão se alastre pelo colegiado, pois só o medo da inabilitação educa.

Foi um ano de mudança de postura pessoal, pois sem abandonar a “militância teórica cibernética” adquiri participações simbólicas em empresas pouco transparentes, como aquelas que usam a justiça para esconder informações sobre remuneração de executivos, e passei a atuar diretamente nas assembleias. Tal postura já rendeu “frutos”, com o encaminhamento de algumas denúncias e sugestões para a CVM (vide postagens dos dias 7/5, 14/5, 21/5, 28/5 e 4/6/16). Nesse campo 2017 vai trazer muita novidade, aguardem....

E o novo ano começa com a novidade do voto à distância e com apreensão sobre os rumos da reforma dos níveis diferenciados de listagem, por conta da “pressão contra” da Abrasca e algumas empresas. Vale lembrar que as contribuições devem ser encaminhadas para a Bovespa até o dia 06/01/2017, pelo e-mail novomercado@bvmf.com.br (mais informações em http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/listagem/acoes/segmentos-de-listagem/sobre-segmentos-de-listagem/evolucao-dos-segmentos-especiais/).

Como diz minha amiga Flávia Oliveira, #sigamos. E agora com o Fogão na Libertadores, o que faz toda a diferença !!!

Não poderia deixar de agradecer a todos pelas leituras, comentários e compartilhamentos, com carinho especial aos professores da Fundação Getúlio Vargas (do Rio e SP), PUC-RJ e Fundação Dom Cabral por levarem alguns temas do Blog para as salas de aula. Afinal, o Blog ultrapassou a marca de 157.000 visualizações graças ao interesse e apoio de leitores assíduos que veem valor nas provocações semanais deste dedicado “militante” das boas práticas de governança corporativa. OK, não falo de tudo, mas isso acontece porque por vezes faltam elementos, como atas confidenciais não publicadas, ou porque são assuntos ainda restritos aos jornais, ou ainda por atuar em instituições de ensino que pedem discrição aos professores em comentários que envolvam clientes. Simples assim.

Quem quiser receber os avisos de publicação por email basta efetuar um rápido cadastro que fica no canto inferior esquerdo da página.... E não deixem de interagir, mandando críticas e sugestões de temas.

Abraços e um 2017 de muitas felicidades a todos,

Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas