Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

27 de novembro de 2016

Operações que envergonham o mercado de capitais.

Pois é, outro dia ouvi uma “reprimenda” de um amigo, personagem admirável, profundo conhecedor e bravo incentivador das boas práticas de GC, reprimenda feita em um tom fraterno, quase paterno, dita mais ou menos assim: admiro muito o trabalho de vocês ativistas, mas fica parecendo que só tem gente ruim no nosso mercado.

Talvez falte realmente enaltecer publicamente os bons exemplos.... Como Tim Maia confesso, estou na dívida. Já falei bem da forma como a Natura faz assembléias, mas pra cada fragrância agradável em Cajamar temos outros tantos exemplos fétidos, societariamente falando, de siderúrgicas em Itaguaí e petroquímicas em Camaçari.

Pois bem, mal penso em listar os bons exemplos chovem operações grotescas, daquelas que envergonham até um Odorico Paraguaçú.

É controlador usando o caixa da empresa de petróleo para comprar ações de empresa de telefonia por desejo pessoal, é empresa de logística emitindo debêntures com bônus de subscrição atrelado, comprados na surdina pelo principal acionista, e ainda aumento de capital seguido de fechamento de capital (apenas 4 dias de diferença !!!) .... e só estou citando casos recentes.

Aparentemente tudo dentro da mais perfeita ordem jurídica, smj, não é CVM.

Cobiça atiçada por banqueiros de investimento da Faria Lima? Talvez, mas fica a impressão que nada seria possível sem a visão tacanha de alguns acionistas, que conseguem a proeza de manchar a já arranhada reputação do mercado num piscar de olhos.

E por falar em “causos” do nosso mercado de capitais, sugiro a leitura do livro recém lançado Sociedade Anônima (Editora Baraúna), do amigo botafoguense Fernando Carneiro.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.