Assembleias de acionistas no Brasil: dificuldades e má vontade de toda ordem (4ª e última parte)

Tanta coisa errada que a AMEC resolveu realizar um Workshop sobre a “Temporada de Assembleias 2016 – Lições Aprendidas”. Vai ser no dia 22 de junho, em São Paulo (inscrições em http://www.amecbrasil.org.br/evento-sobre-a-temporada-de-assembleias-2016-visa-melhorias-para-o-proximo-ano/). Espero vocês lá...

7º “causo”: cadê os votos contrários?
Pois é, vocês já procuraram no site da CVM os votos contrários de acionistas, entregues para a mesa diretora da assembleia? Vai ser difícil encontrar, pois seguindo a recomendação de um notório Ministro “o que é bom a gente fatura, o que é ruim, esconde". E como fica a orientação da CVM, exposta no Ofício Circular 02/16? Está escrito no item 3.4.4: “Nesse sentido, destacamos que, nos termos do inciso X do artigo 21 da Instrução CVM nº 480/09, a ata da AGO deve ser acompanhada, no mesmo arquivo, das eventuais declarações de voto, dissidência ou protesto. Além disso, a ata deve conter todos os documentos nela referenciados e relacionados às deliberações da assembleia, tais como contratos.”

Esquecimento ou má fé?

8º “causo”: tem que ter paciência para votar via WEB.
Ok, temos que dar um crédito pelo ineditismo. Mas é um tal de “certificado não encontrado”, “use o navegador IE como padrão”, sem falar na mensagem “ErrorException [Fatal Error]”... Sorte que não sou cardiopata, pois uma mensagem dessa leva qualquer um a imaginar que o computador “morreu”.
Conselho de amigo: vote logo nos primeiros dias para dar tempo de corrigir eventuais problemas, mesmo que isso signifique perder algum tempo com o suporte técnico (e receita para a empresa de telefonia para quem mora fora de SP). 

9º “causo”: voto por boletim
Alguns sustos, como “recebemos o boletim, mas sem a procuração”. Detalhe: a empresa não disponibilizou modelo de procuração no Manual de Assembleia. Tudo resolvido ao custo de uma ligação DDD.
O caso mais difícil de engolir foi da empresa que mandou um modelo de procuração da AGO de 2015 por email e depois ligou pedindo desculpas: em 2016 não usaria boletim de voto, só em 2017 !!!


Por fim, nunca é demais lembrar que os “causos” relatados não guardam qualquer relação com a ordem de realização das assembleias, sendo que algumas aberrações aconteceram de forma repetida em várias assembleias.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Comentários

  1. Parabéns REnato, já passava da hora de alguém chacoalhar essas Assembleias, sempre fui um batalhador (infelizmente não tão ativo como vc) do fortalecimento das AGO/E. Dentro dos seus causos pode colocar uma AGO que durou exatos 38 segundo, isso mesmo eu cronometrei. O Chairman quando a AGO começou levantou e falou: - Vamos dar iniciou a Assembleia, nosso advogados comentaram que não é necessário fazer a leitura, pois todos já levar. Neste momento ele se dirigiu ao Presidente do Comitê de Auditoria e falou: - Eles não me dizeram se vc já leu e esta tudo ok!?. No que o Presidente do Comitê respondeu com um sorrissinho: - Li sim, tudo ok!. Ai o Presidente da AGO diz: - Bem, não tendo nada contra, esta encerrada a Assembleia. Juro que foi 38 segundos. Ainda por cima os executivos ao final reclamaram que os minoritários nunca vem, da para acreditar!!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível a sua experiência Roberto.
      Encaminhei todos os detalhes dos fatos que relatei nas postagens para a CVM, sugerindo a inclusão de recomendações no Parecer de Orientação anual. Publicarei no Blog as novidades.
      Agradeço as palavras de incentivo.
      Um forte abraço,
      Renato Chaves

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas