Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

21 de maio de 2016

Assembleias de acionistas no Brasil: dificuldades e má vontade de toda ordem (2ª parte)

3º “causo”: fila para entrar... Haja paciência.

Faz sentido exigir cópia autentica do RG e CPF de investidor pessoa física, estando o “elemento votante” de corpo presente na entrada da AGO? Imaginem a fila formada na frente da única funcionária encarregada de fazer cópias e autenticá-las, já que nenhum acionista cumpriu a exigência absurda.

E a empresa que recusou várias procurações de investidores estrangeiros, mesmo tendo aceito os mesmos modelos de procuração em 2015? A CVM vai ter trabalho...

E o livro de registro preenchido a lápis? Pode isso Arnaldo? Já iniciei a AGO com questão de ordem para que a “falha” fosse corrigida antes do encerramento do encontro. Depois falam pelos corredores que sou brigão...

Que tal uma folha de presença individual em branco, somente com o nome e assinatura do acionista? Tudo bem, o espaço era pequeno e não dava para fazer uma promessa de compra e venda de imóvel acima do nome, mas fiz questão de escrever o nome do evento, com a data, tudo bonitinho como deve ser.

4º “causo”: cadê o presidente/CEO? E o presidente do conselho de administração (chairman)? Falta até café !!!

Muitos irão rir, mas o fato é que os analistas de mercado merecem mais respeito do que os “donos” das empresas.

Salvo raríssimas exceções, os CEOs e fogem das assembleias como cachorro mordido de cobra foge de salsicha.

É isso mesmo, as assembleias são vistas pelas empresas como eventos burocráticos e ameaçadores. Acreditem, teve assembleia com a presença do 1º escalão da área financeira (dois executivos) que, mesmo quando solicitados por um acionista “chato” (o que vos escreve), não apresentaram os resultados previamente à deliberação por não estarem preparados !!! Isso mesmo, esqueceram o arquivo PowerPoint !!! Ou então estavam na AGO somente para saborear o farto lanchinho oferecido.

Agora imaginem uma assembleia na França sem a presença do CEO. No mesmo dia “Monsieur Fujão” estará demitido.

Um fato pitoresco: tem assembleia que dura horas e horas, “regada” com água. Não rola nem um cafezinho. Bem diferente das reuniões com analistas, sempre abarrotadas de sucos, pães, salgadinhos e até docinhos.

Lembrando que os “causos” listados não guardam qualquer relação com a ordem de realização das assembleias, sendo que algumas aberrações aconteceram em várias assembleias.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.