Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

30 de abril de 2016

Processo de evolução dos segmentos especiais: um convite à participação.

Depois de uma semana especialmente tensa por conta da participação em inúmeras assembleias, faço uma pausa para respirar, resumir tudo o que aconteceu nessas assembleias para futuras postagens e torcer pelo glorioso Botafogo na final do campeonato carioca.

Ao invés de um alerta, uma polêmica ou provocação apresento um convite à participação de todos os leitores na enquete promovida pela BM&FBovespa para angariar sugestões/opiniões para a próxima revisão nas regras dos segmentos especiais de GC. Como diz a Bovespa: “para que o processo de evolução dos segmentos especiais seja completo, é imprescindível ter conhecimento das opiniões e reflexões fundamentadas dos participantes do mercado e das demais partes interessadas sobre práticas de governança corporativa”.

O link para acessar o questionário é:

Penso que é muito importante medir a “temperatura” dos diversos agentes de mercado. Eu já respondi o meu questionário, carregando na tinta pela adoção do conselho fiscal permanente no Novo Mercado, entre outras sugestões. 

Alias, pelo que pude constatar em recente pesquisa que fiz, o mercado já tem uma posição clara sobre este assunto, com a efetiva instalação de CFs em 62% das empresas do NM. É quase o quórum necessário de 2/3 para mudar a regra.... É isso: quem não deve não teme e até sindico de prédio tem um conselho fiscalizando.

Abraços a todos. E saudações alvinegras,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.