Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

22 de agosto de 2015

Responsabilidade dos auditores, conflitos de interesses e outras querelas.

Sempre que uma empresa quebra, especialmente em casos de fraude ou falhas de controle,  a 1ª pergunta feita por investidores é "os auditores não viram nada?". Ou ainda "onde estavam os auditores"?

Ora, os auditores estavam fazendo o que sempre fizeram: revisões limitadas de ITRs (eu diria limitadíssimas), um estudo anual sobre o sistema de controles internos, documento raramente analisado pelos preguiçosos conselhos de administração e fiscal brasileiros, e um trabalho mais intenso/minucioso no fechamento das demonstrações financeiras anuais.

Mas será que esse escopo de trabalho é suficiente para "dar conforto" aos diversos tipos de usuários? Até que ponto podemos/devemos responsabilizá-los? 

Essas e outras questões serão debatidas no encontro do Grupo de Discussão de Contabilidade, promovido pela Revista Capital Aberto, com o tema "Limites do auditor: fraudes em balanços e novo relatório ampliam discussão sobre responsabilidades". Será no aprazível restaurante Brasil a Gosto, na Rua Prof. Azevedo Amaral 70, São Paulo, no próximo dia 27/8, com início às 8:15h (http://www.capitalaberto.com.br/eventos/eventos-capital-aberto/contabilidade/#.VdkGLfkzZD8). Espero vocês lá...

Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.