Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

28 de fevereiro de 2015

Ainda a caixa preta da remuneração de Administradores.

Trocando figurinhas com um leitor assíduo do Blog, ativista de governança da melhor cepa, chegamos a duas possíveis explicações para o pavor de alguns executivos em revelar a remuneração no formato exigido pela CVM (33% das 100 maiores empresas brasileiras segundo a Revista Capital Aberto):

Opção 1: "Medo de perder o emprego para outro executivo que vai bater na porta da empresa para se oferecer por remuneração menor."

Opção 2: "Controladores travestidos de executivos estariam com receio de mostrar ganhos estratosféricos."

Eu incluiria nessa discussão filosófica uma 3ª opção: constrangimento. 

Sim, os Administradores ficariam constrangidos de revelar seus ganhos, ainda que a Instrução CVM não vincule remuneração com CPF, por receberem muito acima da riqueza que agregam. Ou seja, executivos ganham muito porque as empresas faturam muito, e não porque eles fazem a diferença. Por outro lado o desconforto viria da discrepância de remuneração em relação aos salários daqueles que efetivamente geram retorno de longo prazo nas organizações (a relação entre maior remuneração e remuneração média nas organizações brasileiras é vergonhosa - vide postagem de 25/1/15). Quanto vale um engenheiro que lidera uma equipe que projeta um avião?

Por fim, uma pergunta provocativa: por que será que as entidades que defendem com unhas e dentes as boas práticas de GC fazem um silêncio ensurdecedor diante desse tema? Que tal atuar como “Amicus Curiae” (parte interessada) na ação judicial?


Abraços a todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.