Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

29 de novembro de 2014

Insider trading depois do almoço: e o informante não vai ser punido?

A ata do julgamento do processo CVM nº RJ2013/2714 revela que um espertalhão flagrado pela CVM operou com base em informações privilegiadas obtidas durante almoço com o CEO da empresa listada, no mesmo dia da ordem de compra.

O malandro foi punido com uma multa de R$ 200 mil. Parece muito quando comparada ao ganho obtido na negociação criminosa (pouco mais de R$1 mil), mas o ideal seria inabilitá-lo para atuar no mercado por pelo menos uns 3 anos. Só poderia atuar em empresas de capital fechado, quem sabe criando a Padoca do Gui, na Vila Mariana... 

Como bem diz a AMEC o insider trading é um câncer do mercado: não resta alternativa a não ser extirpar.

E o CEO, que deveria guardar sigilo das informações, não vai ser punido? Vamos aguardar os próximos capítulos...

Abraços a todos,
Renato Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.