Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

19 de outubro de 2014

Fundos exclusivos de fundos de pensão: onde tem dinheiro tem ratazana.


A realização de operações fraudulentas dentro de fundos de investimento exclusivos de fundos de pensão, administrados por terceiros, não é nenhuma novidade. Já postei alguns textos sobre esse tipo de delito (em 12/2/12, 31/8/12, 06/9/12, 15/12/12, 28/12/12, 22/9/13 e 31/5/14).

E parece que o xerife está esvaziando as gavetas. Um processo de 2010 julgado em 23/9 (nº 04/2010 por operações realizadas entre 1999 e 2001 !!!), envolvendo um fundo de pensão que fica em uma cidade maravilhosa, bem perto da zona portuária, aplicou multas de mais de R$ 13 milhões para uma turma barra pesada, mas infelizmente sem nenhuma inabilitação. Ou seja, a turminha continua livre, leve e solta para aplicar mais golpes na praça.

Srs. Conselheiros de fundos de pensão: olho vivo nos fundos exclusivos. Não basta olhar a rentabilidade isoladamente, tem que esmiuçar as operações, especialmente com contratos futuros e opções.

E a PREVIC, quando vai dar transparência no julgamento dos dirigentes de fundos de pensão envolvidos?

Enquanto isso seria de bom grado os fundos de pensão criarem uma lista negra para evitar novos negócios que esse tipo de gente.

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.