Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

28 de setembro de 2014

"Doações" para campanhas eleitorais por empresas: isso tem que acabar.


Uma das bandeiras do Blog, levantada desde 2011 (postagem de 25/12/2011 - 2012: ano de eleições... A sua empresa está preparada?), foi tratada de forma brilhante pelo jornalista Fernando Torres no jornal Valor do dia 23/9 (Doação eleitoral ignora regras de boa governança/ Falta transparência nas doações das SAs), com uma pesquisa que desmascara a falta de transparência (reportagem digna de prêmio...).

Vejam alguns exemplos da desfaçatez das empresas:

  • tem empresa com a cara de pau de justificar as milionárias doações com um singelo aviso: "todas as contribuições são feitas de acordo com as regras vigentes". 
  • outra diz que "apoia o processo político-democrático brasileiro, mas não comenta as doações realizadas ou programadas aos partidos ou candidatos" 
  • e o vazio texto da empresa:  "que entende contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de fortalecer o processo eleitoral" 
  • qual o órgão da Administração que delibera tais "doações"? Ganha um doce quem descobrir...
E pior, a grande maioria usa subsidiárias desconhecidas, empresas de fachada, quase fantasmas, para fazer as doações. É chamar o investidor de otário, afinal, não existe almoço grátis no mercado. Ou como diria o deputado federal Chico Alencar, que atua contra as doações de empresas, doação não é despesa, é investimento.

Sr. Investidor: leia a reportagem e cobre explicações das empresas em que você investe. 

Abraços a todos,
Renato Chaves



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.