Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

15 de junho de 2014

Remuneração dos executivos saindo do controle: acorda investidor.

Em todos os conselhos que participei o discurso é sempre o mesmo: não se concede ganho real de salários. É a inflação e lambam os beiços, ou seja, algo em torno de 5% nos últimos tempos.

Mas parece que com a remuneração de conselheiros e diretores não funciona bem assim.

Pelo menos é o que nos mostra o estudo elaborado pelo IBGC, divulgado em matéria do jornal Valor do dia 7/6 (“Remuneração de conselho sobe mais que de diretoria”). Se a moda pega todos os trabalhadores reivindicarão 20,5%, alta das remunerações em conselhos, ou 12%, alta dos diretores (sempre medianas).

Junte- se a isso o alerta que foi feito em coluna no mesmo jornal (“As lições dos jardins de infância sobre os bônus executivos” de Lucy Kellaway), onde o uso de recompensas para boas notas (algo que se espera naturalmente de quem se decida aos estudos) é comparada como o uso de bônus para recompensar executivos sobre dedicação.

Alias, tem banco grande nesse país que paga mais de R$ 100 milhões por ano para meia dúzia de ilustres conselheiros, se esconde atrás da liminar fajuta contra a CVM e os investidores não falam nada !!!

Abraços a todos,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.