Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

12 de abril de 2014

Relações com a imprensa e com investidores: hora de arrumar a casa.


Vem em boa hora a audiência pública do CODIM sobre "Relacionamento da Companhia com a imprensa" (no site http://codim.org.br/ até 28/4/2014).

São tantas “trapalhadas” de executivos, como no caso de ofertas suspensas pela CVM, que fica a nítida impressão que o Diretor de Relações com Investidores é figura decorativa em algumas empresas.

Isso sem falar quando o controlador resolve falar pela Cia. Presidente de conselho de administração é mestre nessa arte, especialmente os maratonistas.... Mas como diria Tim Maia sou réu confesso. Já falei besteira quando estava na Previ, mas o dano foi remediado rapidamente (né Denise e Verinha?).

Mas a pior situação é quando a empresa omite/manipula informações com terceiras intenções, como revela o jornal Valor de ontem (10 meses para divulgar informação relevante é demais !!!!): aí é infração grave e não pode valer terminho de compromisso de alguns trocados. Inabilitação nelex.

O fato é que temos que discutir o papel estratégico da área de Relações com Investidores, pois existe algo mais do que contato com a imprensa nessa conversa. Chat para difundir perguntas e respostas é uma boa ferramenta para reduzir o risco de assimetria de informações e já está sendo usado por algumas empresas. Mas deixo isso para outra postagem.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Um comentário:

  1. Realmente este tema é bastante sensível e envolve muitos cuidados e muito preparo. O CODIM toca neste assunto em quase todos os seus pronunciamentos, já que procuramos sugerir a melhores práticas de comunicação das companhias com os seus públicos estratégicos. Um PO muito relevante é o nº11 - Período de Silêncio antes de Ofertas Públicas - Manifestação na Mídia. Sugiro a todos que têm interesse nesta matéria que leia este e os outros pronunciamentos no site www.codim.org.br. Abraços. Haroldo Levy

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.