Relações com a imprensa e com investidores: hora de arrumar a casa.


Vem em boa hora a audiência pública do CODIM sobre "Relacionamento da Companhia com a imprensa" (no site http://codim.org.br/ até 28/4/2014).

São tantas “trapalhadas” de executivos, como no caso de ofertas suspensas pela CVM, que fica a nítida impressão que o Diretor de Relações com Investidores é figura decorativa em algumas empresas.

Isso sem falar quando o controlador resolve falar pela Cia. Presidente de conselho de administração é mestre nessa arte, especialmente os maratonistas.... Mas como diria Tim Maia sou réu confesso. Já falei besteira quando estava na Previ, mas o dano foi remediado rapidamente (né Denise e Verinha?).

Mas a pior situação é quando a empresa omite/manipula informações com terceiras intenções, como revela o jornal Valor de ontem (10 meses para divulgar informação relevante é demais !!!!): aí é infração grave e não pode valer terminho de compromisso de alguns trocados. Inabilitação nelex.

O fato é que temos que discutir o papel estratégico da área de Relações com Investidores, pois existe algo mais do que contato com a imprensa nessa conversa. Chat para difundir perguntas e respostas é uma boa ferramenta para reduzir o risco de assimetria de informações e já está sendo usado por algumas empresas. Mas deixo isso para outra postagem.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

  1. Realmente este tema é bastante sensível e envolve muitos cuidados e muito preparo. O CODIM toca neste assunto em quase todos os seus pronunciamentos, já que procuramos sugerir a melhores práticas de comunicação das companhias com os seus públicos estratégicos. Um PO muito relevante é o nº11 - Período de Silêncio antes de Ofertas Públicas - Manifestação na Mídia. Sugiro a todos que têm interesse nesta matéria que leia este e os outros pronunciamentos no site www.codim.org.br. Abraços. Haroldo Levy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas