Carta aos associados do IBGC



 Caros Associados do IBGC,

Sou candidato a uma vaga no Conselho de Administração do IBGC com o firme propósito de contribuir para que o nosso Instituto passe a ser reconhecido como um fomentador de mudanças no mercado empresarial brasileiro.

Ao longo de anos como ativista no mundo da “governança corporativa” e contribuindo com o IBGC, seja como coordenador da Comissão de Cartas Diretrizes, coautor de livros ou como instrutor de cursos, pude observar que inegável reconhecimento do mercado está fundamentado na excelência de seus cursos, alguns comparáveis a cursos de pós-graduação.

Mas se educar é bom, transformar é melhor ainda. E a minha atuação, caso seja eleito, estará pautada na criação e implementação efetiva de uma política de ”advocacy”, para que o IBGC lidere mudanças na legislação que atrapalham o desenvolvimento das empresas, especialmente as de capital aberto. E isso passa por eliminar estorvos, como a obrigatoriedade de publicação de demonstrações financeiras, e pela criação de regras que aumentem a transparência, com a obrigatoriedade de divulgação de doações eleitorais, por exemplo.

Fazer o IBGC crescer o número de associados pessoas físicas pode ser importante, mas penso que o crescimento substancial somente ocorrerá quando as pessoas enxerguem no Instituto a possibilidade de atuar como agentes de transformação, e não como simples membros de uma renomada associação.
Avalio que meus passos ao longo de anos me credenciam a ocupar uma das vagas do conselho de administração. Procurei fazer isso na minha passagem pela Previ, quando lançamos e incentivamos a adoção de um Manual de Assembleias antes mesmo da CVM 481, além da busca da elevação dos padrões de governança nas empresas participadas.

Se você considera que um ativista comprometido pode ajudar, eu peço o seu apoio/solicito o seu voto.

Renato Chaves

Comentários

  1. Meu voto já está dado. Quanto ao apoio, concito aos que têm manifestado ótima receptividade aos meus apelos acerca do futuro do nosso Instituto para que abranjam em respectivas reflexões suas ponderações e propostas. Estendo o apoio para o futuro, quaisquer que sejam os resultados das eleições.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas