Eleição no IBGC: o bloco está na rua.



Pois bem, depois de contribuir em inúmeras publicações do IBGC, atuar como coordenador do Comitê de Cartas Diretrizes, membro da comissão organizadora de congressos e como instrutor de cursos de formação de conselheiros, resolvi me candidatar a uma vaga no conselho de administração, aliando a experiência acadêmica com anos e anos de atuação em conselhos de administração e fiscais de empresas abertas e fechadas, além de gestor de recursos registrado na CVM.

Era uma vontade antiga, consequência natural da atuação como militante que, como tantos outros, dedicam tempo por acreditarem que a disseminação das boas práticas de Governança Corporativa beneficia todos os agentes de mercado e não somente as empresas e seus acionistas.

E é esse desejo de influenciar mudanças que me faz estar sempre disponível para palestras e entrevistas sobre o tema e me fez criar, em 2010, o “Blog da Governança”. E são mudanças que, tenho convicção, o IBGC pode liderar. Existem questões complexas, como a obrigação de publicação de demonstrações financeiras em jornais, que exigem mudanças na legislação, e questões mais simples, internas (de “postura”), como a aplicação de sanções às empresas associadas ao Instituto que afrontam a CVM ao esconderem a remuneração de seus executivos.

A questão de influenciar mudanças necessárias na legislação pode ser enfrentada com uma política de “advocacy”, levando sugestões prontas e criando uma forte articulação para implementá-las.
E cobrar das empresas o cumprimento do nosso Código pode até ser doloroso, mas é inevitável.

Somar para manter o IBGC como referência no ensino e disseminação das boas práticas, preparado com um bom planejamento estratégico e com uma postura aguerrida perante o mercado de capitais.

Se você é eleitor e considera que um ativista comprometido pode ajudar, eu peço o seu apoio/solicito o seu voto.

Abraços a todos,
Renato Chaves

Comentários

  1. Renato, você tem meu voto e meu empenho em divulgar sua candidatura entre meus parceiros de governança corporativa. abs, Luiz Marcatti

    ResponderExcluir
  2. Grande Renato,

    Com certeza você já tem meu voto. Gostaria de saber outras formas com que eu possa colaborar para sua candidatura.
    Conte comigo.
    Forte abraço.

    Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pacheco,
      Divulgação entre conhecidos e não deixar de votar. O IBGC já encaminhou email com senha para votação via WEB.
      Um forte abraço

      Excluir
  3. Renato, vc tem meu voto e vou solicitar ao meus conhecidos que votem em vc. Só soube da sua candidatura com o recebimento da msg pelo IBGC, se não já teria começado a pedir votos. Uma dúvida por que vc não esta com o tal do SIM da Comissão de Governança e Indicação? Eu não entendi, pelo seu histórico, vc deveria estar com o SIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto,
      Agradeço o seu apoio.
      Quanto à minha ausência na lista da Comissão de Governança e Indicação avalio que se trata de algo natural, considerando que essa comissão é formada pela mesma linha de pensamento do conselho de administração atual. Ou seja, pessoas com posicionamentos firmes e por vezes até polêmicos não se enquadram no status quo.
      É de se estranhar, por outro lado, a presença de candidatos que atuam como administradores em empresas que afrontam a CVM e o próprio Código de Melhores Práticas do Instituto ao não divulgarem a remuneração máxima, média e mínima de administradores.
      Resumindo, prevalece o medo de ter alguém “combativo”, que fala e escreve, sem preocupação em agradar. Definitivamente não represento mais do mesmo.
      Um forte abraço,
      Renato Chaves

      Excluir
  4. Boa tarde Renato!
    Tomei conhecimento agora desta sua postagem e, ao que tudo indica, temos mais convegências do que divergências de opinião - vide msg privada que enviei para Renato Chaves [renatopchaves@yahoo.com.br]. E para não dizer que não divergimos, faria um pequeno reparo em sua postagem: ao invés de "a disseminação das boas práticas de Governança Corporativa beneficia todos os agentes de mercado", sou de opinião que "a disseminação das boas práticas de Governança Corporativa beneficia toda a sociedade".
    Abraços e conte com meus voto/apoio nesta eleição do nosso IBGC!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas