Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

9 de dezembro de 2013

Atenção meliantes de plantão: o Xerife não está dormindo.

Ainda que investidores revoltosos tentem culpar o regulador e a tal governança corporativa por suas escolhas infelizes e os termos de compromisso representem uma "rota de fuga" para espertalhões e seus sábios advogados, o fato é que algo está mudando. E para melhor.

Quem leu os resultados dos julgamentos do dia 26/11 ficou com a impressão que a timidez do regulador no uso das inabilitações foi deixada de lado. Inabilitação + multas = educação do mercado. Essa é a fórmula para impor respeito, especialmente no combate ao que a AMEC intitulou o "câncer" do mercado de capitais (em "O imperador de todos os males" - opinião AMEC de 12/08/2013 em http://www.amecbrasil.org.br/o-imperador-de-todos-os-males/): os crimes de insider trading.

Para esses pilantras 10 anos de inabilitação é pouco, pois equivale a um  período sabático para aperfeiçoar táticas criminosas.

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.