Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

28 de dezembro de 2013

2013 termina com boas notícias na área de regulação.

A redução do índice de absolvição nos processos julgados pela CVM em 2013, de 70% para 40%, traz um alento para aqueles que acreditam que os “trombadinhas” do mercado de capitais devem colocar as “barbas de molho” em 2014 (reportagem do jornal Valor do dia 27/12/2013: “CVM, sob Pereira, muda estratégia e diminui absolvições”).

Se somarmos a isso o fato de alguns julgamentos recentes conjugarem multas com as tão temidas inabilitações, temos o cenário perfeito para intimidar quem acha que qualquer tipo de infração pode ser resolvido com um “termin de compromisso” de alguns milhões, como a turma que sonha grande (você pagaria R$ 15 milhões se tivesse convicção da inocência?).


Por fim, ainda que algumas punições possam parecer brandas demais, como a da quadrilha do banqueiro baiano que financiou famosas empresas de publicidade de MG, essa nova postura, com a “limpeza de prateleira”, enterra as críticas infundadas publicadas na matéria da revista Exame “A CVM é um xerife desarmado e anacrônico”.

 

Que venha 2014, tendo como lema a frase de Robert Khuzami, diretor de fiscalização da SEC (2010): "A dissuasão funciona no mundo do colarinho branco". Pau neles CVM !!!


Abs a todos e um 2014 com muitas alegrias.
Renato Chaves


P.S.: o número de visitantes do Blog passou de 60.000.... Não sei se é muito ou pouco, mas agradeço o carinho e a audiência dos leais leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.