Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

12 de outubro de 2013

Insiders: a patifaria é transnacional.... Mas qual a origem do vazamento?

Contas em Cayman, operador na Suíça, empresa listada nos EUA em processo de venda e investidores brasileiros passeando na Disney: a pouca vergonha não respeita fronteiras. Mas quem vazou a informação para os “meninos”? O operador do banco-lavanderia suíça? Algum advogado que estava assessorando compradores ou vendedores (não vale colocar a culpa na estagiária do escritório...)? Ou será que eles eram amigos dos senhores que sonham grande? Perguntas sem respostas, pois o acordinho safado de US$ 5 milhões joga tudo para debaixo do tapete, no esgoto do mercado de capitais.

Mas apesar de o processo ter sido engavetado com um acordinho na SEC ainda existe a esperança que algum juiz federal norte-americano cancele essa patifaria oficializada, a exemplo do que aconteceu no acordo do Citi de US$ 250 milhões.

Você investe na empresa que vende lingerie de mulher pra mulher? Cuidado, os meninos podem virar conselheiros amanhã, já que não foram inabilitados. Continuam livres para brincar com o Pateta na Disney e atuar no mercado de ações.

Por fim, parece que o câncer do insider se alastra sob a complacência das nossas "otoridades", no melhor estilo Odorico Paraguaçú. Enquanto isso a nossa Ana Paula é tratada como pirata e os clubes russos se especializam em lavagem de dinheiro.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.