Dicas infalíveis para ganhar dinheiro na bolsa de valores.

1ª dica: não acredite em dicas. Especialmente quando um amigo te confidenciar que ouviu de um amigo que tem um amigo que trabalha na Praça Mahatma Gandhi nº 14 que o CEO topetudo falou em voz baixa para o CFO marrento dentro do elevador, em uma sombria manhã de 2ª feira na Cidade Maravilhosa, que “a loira está bombando”. Como o CEO topetudo estava segurando um relatório de produção de óleo ainda inédito, esse amigo do amigo do amigo garantiu que a mensagem cifrada (a tal loira) dizia respeito a um poço na Bacia de Campos que garantirá uma produção fantástica para a empresa do topetudo. Tempos depois esse mesmo amigo do amigo do amigo ouviu o mesmo CEO topetudo afirmar, em voz baixa, que “ninguém segura o Eric”. Mais uma dica imperdível...

2ª dica: deixe de ser preguiçoso e faça uma análise dos chamados fundamentos da empresa antes de investir. Sou formado na escola fundamentalista e, já tendo estudado a chamada análise gráfica, posso garantir que é muito mais fácil entender que a margem aumentou por ganhos de produtividade do que identificar os canais de alta e de baixa com seus pontos de reversão, o suporte ou a resistência do papel, o que vai acontecer depois que se forma a figura ombro-cabeça-ombro, etc...

3ª dica: desconfie desses amigos que corriqueiramente passam dicas imperdíveis. Ele possivelmente está querendo vender o papel que comprou e precisa arrumar seguidores fiéis que acreditem que a tal loira não é uma popuzuda qualquer que “maltratou” o topetudo na madrugada e sim um poço que vai produzir mais óleo que o campo de Khuzestan. É o chamado “amigo da onça”.

4ª e última dica: avalie qual o nível de risco que você está disposto a correr antes de investir. Não precisa ter feito pós-gradução em mercado de capitais no IAG para entender que retirar óleo do fundo do mar é bem mais complexo do que cobrar 7,9% ao mês pelo uso do cheque especial.  Caso contrário você vai terminar em uma churrascaria comendo “xuleta” com o pessoal do Boi Gordo e do Avestruz Master, tendo a hiena Hardy como mascote da turma (e ela dizia: sabia que não podia confiar no papagaio!  Oh dia, oh azar !!!).

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Comentários

  1. Uma vez um médico disse que recebia boas dicas de seus pacientes do "mercado". Caí na besteira de repetir que "there is no such thing as a free lunch", isto é, boas dicas grátis não existem, principalmente quando vinda de gestores de recursos com carteiras posicionadas. Ele se ofendeu. Achava que, por ser médico e cuidar da vida de seus pacientes, podia confiar porque estes lhe diriam quando entrar e sair dos papeis. Paralelamente, tem gente no "mercado" que acha que os administradores, sabem tudo que se passa e conhecem tudo sobre sua empresa, seu negócio e seus riscos. Cada um credita no que quer, né? O que não vale é botar a culpa do outro quando sua crença se mostra falsa.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Silvia, daí nasce o chamado efeito manada.
    Um abraço,
    Renato Chaves

    ResponderExcluir
  3. Bons artigos Parabéns, voltarei...

    ____________________________
    Dicas e apoio em:
    Emprego, negócios, comprar e vender, fazer publicidade, criar um site, poupar, Vales de desconto e amostras.
    E muito mais!!!
    www.consultar.pt direcionado para o sitio certo!
    Frequente, não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  4. Dicas essencias, ''não acredite em dicas'' perfeito


    www.thedaytradingacademy.com.br

    ResponderExcluir
  5. é da natureza do homem ser preguiçoso...

    o que é bom.. e também ruim...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas