Abaixo a ditadura !!! E os gatos gordos...

Calma leitores, nada de revanchismo contra a turma de pijama. Mas como faço parte da maioria do mercado classificado na categoria “homem probo” sou contra ideias totalitárias, como “partido único”, . E por que haveria de ser a favor de uma bolsa de valores única?  Acreditem, existe vida além da Bovespa...

Nunca conversei com qualquer representante/enviado de bolsas estrangeiras, mas a força do mercado é impiedosa... Foi assim que o prédio da Bolsa do Rio virou um grande condomínio de escritórios (e que vista !!!). E porque não dar o mesmo destino ao imponente prédio da Rua XV de Novembro? Lembrando que a Bolsa do Paquistão já provou que é competente.... E eu que achava que no Paquistão só existiam bolsas de apostas para acertar o dia da guerra nuclear contra a Índia (toc toc toc na madeira). Quem será o garoto propaganda, já que lá não existe um Édson? Será o falecido Bin Laden?

Confesso a minha ignorância para muitos assuntos, mas ela não me impede de ler uma ata de AGO e verificar que a verba global aprovada para o pagamento de Administradores que "lideram" a listagem de incríveis 353 empresas brasileiras (no nosso invejado Paquistão são 573 !!!) chegou a incríveis R$ 22.251.484,97  !!!! E só tem notáveis, os chamados ex-BBBs (a definição de ex-BBB está na postagem de 17/03/2013)...

Já ouvi gente famosa falar que a culpa é do brasileiro, gastador inveterado que não tem a “cultura” de investir em ações. E do Governo, que estimula a gastança... Ora bolas, brasileiro já comprou boi gordo, avestruz e investiu em siderúrgica em plena floresta amazônica. Existia a cultura de investir em fundos imobiliários? Fico pensando como os paquistaneses que vivem nas montanhas devem consultar as cotações de ações da bolsa de Karachi. Meus queridos leitores, lugar de gato gordo é na Folha de SP (caderno Ilustrada), na coluna do rechonchudo Garfield (com o devido copyright - estou devendo um almoço por essa, mas tem que ser no La Fiducia...).

Que venham as NYSEs, NASDAQs, Euro-não-sei-o-que... Caso contrário o pacto pela mesmice poderá nos levar a ver surgir uma proposta de “fusão hostil” para criação de uma "Boveska" (fusão com a famosa bolsa de valores de Karachi-Paquistão) ou “Bovesta” (fusão com a bolsa da Tailândia). Quando o assunto é mercado de capitais deve prevalecer a regra do livre mercado, ou seja, quem não tem competência deve pular fora.... Será que alguém discorda?

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Comentários

  1. Bom posicionamento Renato!!!!
    Maior orgulho de ter o Blog da Governança junto ao PAC-PME.
    Que venha a “NYSE Euronext Empreendedor” como na Europa, com alguma flexibilidade de compliance em governança corporativa.
    Sem dúvida contribuiria para destravar o mercado de acesso brasileiro, que está na "Serie C" mundial, compartilhando essa 23a posição com Mongólia, Vietnã, Bulgária e Paquistão.

    ResponderExcluir
  2. É amigo... você se supera a cada postagem...
    Parabéns !!

    Odilon

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas