Temporada de assembleias: foi bom para você?


Ainda não pude fazer uma avaliação da safra de assembleias-2013, mas até onde foi noticiado o ativismo aumentou, especialmente com pedidos de votos múltiplos para a eleição de conselheiros de administração.

É a receita do grande guru Bob Monks: “a maneira como se transmite o desejo de algum tipo de mudança é por meio da efetivação da mudança no conselho”.

Nota DEZ. Mas como diria Paulinho da Viola, “porém, ah! Porém...” não constam registros de solicitação de instalação de conselhos fiscais e votos contrários às nababescas remunerações de Administradores.

Eleger um conselheiro de administração contestador é importante, especialmente nas empresas que estão perdendo o rumo (como foi o caso daquela suada eleição para a empresa que matava franguinho e achava que era banco...). Mas se limitar a isso é preocupante. Afinal, ir fundo nos números, entendendo o processo de construção dos mesmos, e denunciando quando preciso for, só mesmo com um conselho fiscal atuante. Sem falar no fato de que quase 50% das empresas do Ibovespa continuam escondidas por trás da liminar obtida pelo mais paulista dos institutos cariocas para afrontar a CVM.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas