Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

11 de maio de 2013

Melhores práticas de Governança Corporativa em 1755?


Arrumando o escritório achei uma pérola, que merece ser compartilhada: trata-se do estudo feito pelo professor doutor do curso de mestrado do Centro Universitário Santo Andre (SP) Álvaro Ricardino e a pesquisadora Sofie Tortelboom Aversari Martins, em artigo publicado na Revista Contabilidade & Finanças da USP (nº 36 set/dez-2004) sob o título “Governança Corporativa: um novo nome para antigas práticas?” (disponível para leitura em http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34145).

Acreditem, até rodízio de auditores estava previsto: “Os interessados [peritos] que se nomearem para tomar as contas dos quatro Administradores não poderão ser nomeados para as dos anos seguintes, e só passados seis anos poderão tomar outras contas, e cada um destes dois nomeados vencerá [receberá] cinqüenta mil réis,
por cada conta que tomar”.

Melhor impossível !!! Vale a leitura.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.