Independência de mentirinha no país do consenso para tudo.


Temporada de assembleias chegando e a eleição de conselheiros promete. Lá fora até a turma do Pateta está sendo questionada (vide o artigo sobre o caso em http://m.professionalpensions.com/professional-pensions/news/2251617/hermes-eos-demands-proxy-access-to-walt-disney-board). O artigo publicado na Revista Capital Aberto deste mês (Falsa independência, de autoria do experiente conselheiro Nélio Henriques Lima), onde o autor afirma que “na prática, porém, nenhum acionista deseja em um conselho alguém que venha a contrariar seu posicionamento” e ainda “a nomeação, em sua maior parte, advém da proximidade com o controlador – seja por afinidades profissionais, seja por relação de amizade ou até laços familiares”, soma-se aos fatos apresentados na matéria “Independência fajuta” (edição de novembro/2011 da premiadíssima jornalista Yuki Yokoi na mesma revista) e reforça os argumentos que apresentei na postagem do dia 22/10/2010 (Será que os conselheiros independentes são realmente independentes?). Será que não está na hora de um Parecer de Orientação para “sugerir” a eleição de independentes a partir de uma lista tríplice apresentada por acionista/grupo com 5% do capital, sem a interferência do controlador ou do conselho de administração?

Um apelo aos pesquisadores de plantão: leiam as atas de conselhos de administração onde existem “independentes” que são publicadas e tentem identificar votos contrários ou simples questionamentos.... Vai ser mais fácil achar pinguim Imperial nadando com o pessoal da equipe Fox no posto 6. Isso porque infelizmente no nosso País prevalece a mediocridade do consenso para tudo, onde o conselheiro que pergunta muito é rotulado como um sujeitinho cético, que não acredita em nada.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Comentários

  1. É Renato, já conheci uma empresa que o minoritário indicou um fornecedor para ser membro do CA. Quando perguntei ele me respondeu que este fornecedor seria muito mais independente de qq medalhão do mercado, devido a sua postura. Neste dia sai em reflexão, a gente vive e aprende nessa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem até ex-controlador que vira "independente" depois que a empresa é incorporada, uma verdadeira piada. Por essas e outras é que defendo a emissão de um parecer de oreintação pela CVM para "organizar" a bagunça.
      Um abraço,
      Renato Chaves

      Excluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas