Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

30 de março de 2013

Audiências públicas da CVM: a hora do investidor mostrar o seu valor.

Como diriam “Os Novos Baianos”: “está na hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor”. Pois a audiência pública da minuta de Instrução que altera as Instruções CVM nos 358/02, 480/09 e 481/09 (até o dia 14/5 pelo e-mail  
audpublica0313@cvm.gov.br) é uma ótima oportunidade.

Sabendo que questões relacionadas com a representação de acionistas já foram endereçadas de forma competente pela AMEC (o conjunto de sugestões está disponível em http://www.amecbrasil.org.br/doc2/Amec_IN481.pdf), a preocupação com a transparência, ou melhor, a falta de, pode mover alguns investidores ativistas a sugerirem a inclusão de itens sobre diversidade: que tal copiar algumas questões do relatório ISE, só para desmascarar quem gosta de propagandear conversa fiada?

Ou quem sabe sugerir que as empresas sejam obrigadas a divulgar a relação entre o maior salário e o salário médio da organização? Os investidores conseguiriam identificar distorções enormes, com certeza.

Mas por favor, institutos defensores dos fracos e oprimidos, é um número, resultado da divisão de dois valores, não vale pedir liminar alegando que a remuneração de centenas de executivos serão disponibilizadas na WEB.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.