Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

20 de maio de 2012

Algemas neles .....

Esse é o título da excelente matéria da jornalista Luciana Del Caro Lachini, publicada na Revista Capital Aberto de abril último. Ela afirma que “punições para quem usa informações privilegiadas para negociar ações se tornam mais severas em todo o mundo” e que “a vida dos gananciosos está cada vez mais difícil”. Será que na Rússia os insiders vão para a Sibéria, como no filme “Caminhos da liberdade”?
Mas isso é lá fora. Por aqui, infelizmente continua prevalecendo a lógica de que o termo de compromisso é uma certeza e o julgamento é uma incógnita. Tudo depende do ponto de vista: para o criminoso/meliante de colarinho branco o termo é uma certeza, a certeza do encerramento do processo sem a confissão de culpa, mediante o depósito de um chequinho no cofre de Brasília. Assim ele enterra o fantasma de uma inabilitação e pode continuar pescando marlins e atuns gigantes de helicóptero (pescar peixe de helicóptero? Abaixo da linha do Equador tudo é possível...): o chequinho de R$ 5 milhões não vai fazer falta na conta-corrente. Nada de Papuda, mesmo depois do Arruda...
Abraços e uma boa semana para todos,
Renato Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.