O alerta de um “pequeno-grande” investidor.

Bem interessante o alerta do investidor individual e médico Samuel Emery Lopes (além de cidadão recifense arretado) em sua palestra no seminário promovido pela Apimec-Rio (apresentações disponíveis em http://www.apimecrio.com.br/hotsite/palestrantes.php).

Reconhecendo a evolução da regulação quanto a questões relacionadas com a proteção a acionistas minoritários, ele lança um alerta sobre as remunerações de administradores: em vários exemplos apresentados o montante global pago supera o valor dos dividendos distribuídos em mais de 6 vezes !!! Em que pese o cuidado que devemos ter nesse tipo de análise, pois algumas empresas podem viver uma fase onde a utilização do lucro para novos investimentos pode ser interessante para os acionistas, fica a sugestão para os mestres e doutores façam um estudo comparando as remunerações pagas com os resultados anuais (e não com os dividendos), pelo menos das empresas que compõem o IBrX-50. Feita a ressalva, compartilho o sentimento do investidor Samuel de que essa relação não está justa. Esse meu sentimento é reforçado pelas entrelinhas da declaração entusiasmada do executivo Marcio Christiansen, da fabricante de iates Ferretti (jornal Valor do dia 13/6/2011): "agora os presidentes de empresas compram conosco, não só os donos”(lembrete: são brinquedinhos que podem custar até R$ 15 milhões). Acho até que ele foi modesto na avaliação de seus clientes, pois deveria incluir os CFOs, COOs, CTOs e outros COs da vida nessa lista de novos desbravadores dos 7 mares, do Saco do Mamanguá e da Ilha das Palmeiras, com direito a participação no famoso evento na Ilha de Comandatuba e ser entrevistado pelo Amaury Jr. Vale também transcrever parte do artigo de Paul Krugman, “Nós somos os 99,9%”, publicado na Folha de SP do dia 26/11: “Salários de executivos, que subiram vertiginosamente, são definidos por conselhos diretores nomeados pelas próprias pessoas cujos ganhos eles determinam(ele deve estar falando de empresas com controle difuso). CEOs debaixo desempenho recebem salários generosos. E executivos fracassados, muitas vezes, ganham milhões quando deixam empresas”.

Boa provocação para um início de ano.

Abraços a todos e uma boa semana,
Renato Chaves

Comentários

  1. Alo a todos.
    Relativo a enquete:
    1. Como investidor e tb ex-diretor de RI, sou contra o ITR,
    2. Sugiro divulgar apenas algumas informações, ex. Rol, situação ativo/passivo circulante, e 3. Algumas informações que a administração da empresa julgasse serem oportunas e relevantes. Abs. Alidor Lueders

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas